A indústria petrolífera brasileira está em expansão. Infelizmente para as companhias de petróleo, as novas reservas estão muito distantes da costa - de fato, tão longe que estão fora do alcance dos helicópteros que transportam os trabalhadores das plataformas. É por isso que os estudantes da Rice University assumiram o desafio de projetar a "Drift & Drive", uma comunidade flutuante onde os trabalhadores e suas famílias podem permanecer por longos períodos de tempo, acabando com a inconveniência do ciclo de duas semanas nas plataformas e duas semanas de descanso.
O projeto venceu o Prêmio Odebrecht do ano passado e agora a Petrobras está trabalhando em um plano para implementar alguns elementos da proposta.
Saiba mais sobre o projeto a seguir.
Para criar um sistema que é quase inteiramente auto-suficiente, a comunidade é composta por uma série de ilhas artificiais, construídas sobre a infraestrutura existente das plataformas e unidas em uma sequência linear nas correntes marítimas naturais. Os elementos principais são as ilhas "hub", onde as pessoas realmente vivem, que contam com áreas de lazer, de trabalho e outras instalações. Entre estas ilhas há uma série de ilhas agrícolas para o cultivo de alimento. Os alimentos são colhidos duas vezes por semana e trazidos às ilhas maiores através de barcos.
Embora não se saiba ao certo até que ponto as ideias dos estudantes serão reproduzidas, a Petrobras planeja implementar uma versão da solução dentro dos próximos cinco anos. Além do vídeo acima, os estudantes da Rice University também lançaram um livro, "The Petropolis of Tomorrow", que documenta a etapa de projeto.
Via NPR